Anúncios

Você está satisfeito com o seu atual momento de carreira? Consegue visualizar claramente para onde está indo e se é isso o que, realmente, você quer? Quão próximo ou distante você está da sua autorrealização?

Se você não sabe ou não consegue responder a estas perguntas, a Matriz Ely de Autoavaliação Profissional pode lhe ajudar. Com ela você poderá encontrar algumas respostas ou caminhos.

Construí essa ferramenta de autoavaliação através de observação direta, escutas e diálogos de desempenho com diferentes profissionais.

Essa matriz NÃO tem como objetivo ser um modelo perfeito, mas identificar qual é o seu atual momento de carreira/vida. Como consequência, os respectivos riscos e oportunidades relacionados ao quadrante em que você se encontra.

Não existe o “certo” ou o “errado”, apenas períodos nos quais nos sentimos mais ou menos “produtivos” e “efetivos” em relação a nossa contribuição para com a Empresa e para conosco.

Matriz ELY de Autoavaliação Profissional:

O cruzamento do eixo “Momento de Carreira” com o eixo “Momento de Vida”, definem 12 diferentes quadrantes.

img_0565

Cada quadrante, como já dito, irá representar um determinado momento de sua carreira e pessoal. Com certeza, ao longo de sua trajetória você irá navegar por alguns, ou mesmo, pela maioria desses quadrantes.

Em função do tipo de ação que será requerida e desdobrada para o seu crescimento profissional e pessoal, esses quadrantes podem ser agrupados em três grandes áreas:

Zona de Perigo e Ação Imediata – (Q1 – Q3)
Zona de Incertezas e Diálogo – (Q4 – Q8)
Zona de Certezas e Legado – (Q9 – Q12)

img_0567

Eixo – Momento de Carreira:

Nesse eixo, avalia-se o atual momento da carreira através do tipo de “evolução” ou “estagnação” que ocorre em relação ao desenvolvimento das suas atuais e/ou novas competências, bem como, do seu respectivo nível de entrega, como segue:

  • Recomeço: Ocorre, geralmente, quando você deixa o emprego (independente de ser de forma voluntária ou involuntária). Isso irá significar um “recomeçar” em um novo ambiente;
  • Estável: Ocorre quando existe apenas a manutenção do seu atual nível de competências, bem como, do seu nível de entrega;
  • Crescimento Incremental: Ocorre quando existe o desenvolvimento orgânico de ambos (competências e entrega);
  • Salto Quântico: Ocorre quando você é desafiado em algo muito superior ao seu atual nível de competências e entregas.

A avaliação desse eixo permite verificar se o seu fator de “empregabilidade” ou a sua condição de “trabalhabilidade” continua crescente ou não.

Eixo – Momento de Vida:

Nesse eixo, você se posiciona em relação ao atendimento, ou não, daquilo que lhe gera uma sensação de bem estar e, em um nível ainda mais amplo, de autorrealização:

  • Desarmonia: Ocorre quando existe o não atendimento de forma prolongada de um ou mais fatores requeridos para o seu bem estar (relacionados a finanças, saúde, relacionamentos pessoais e/ou profissionais, reconhecimento, etc.);
  • Harmonia: Ocorre quando há o atendimento, de forma equilibrada, de todos os fatores requeridos para o seu bem estar;
  • Autorrealização: Ocorre quando, além de manter-se o estágio anterior, evolui-se para um nível de autorrealização.
    Esse eixo é influenciado tanto pelo ambiente interno como o externo a sua organização. A avaliação desse eixo é mais subjetiva e ocorre a partir das emoções e sentimentos de cada profissional em relação ao seu atual momento de vida.

Veja, no link abaixo, o detalhamento dos 12 Quadrantes resultantes do cruzamento desses dois eixos e identifique em qual deles você se encontra: Matriz Ely de Autoavaliação Profissional.

img_0574

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: