Anúncios

Mesmo em ambientes extremamente hostis e desafiadores sempre encontramos pessoas que se destacam por seu posicionamento e pela forma como tratam e lidam com as adversidades. Tenho observado isso nos mais diversos campos e áreas, desde organizações públicas e privadas, instituições, organizações sem fins lucrativos e em muitas outras áreas e segmentos. O que faz dessas pessoas objeto de desejo de qualquer empresário, empreendedor, organização, ou até mesmo, de uma cidade, estado ou nação? São, via de regra, líderes que trazem consigo um adjetivo adicional ao seu nome: o de “agentes de transformação”.

Muito se fala sobre a liderança e as características que distinguem os grandes líderes de pessoas que apenas ocupam posições ou papéis de gestão e comando. Grande parte da literatura, inclusive valoriza demasiadamente a figura do líder herói. Como se o papel da liderança fosse algo em si mesmo e  todos os grandes resultados devessem ser personificados em alguém e não em uma construção coletiva e colaborativa. Tenho imensa dificuldade de compreender e aceitar essa necessidade coletiva, porém se existem “heróis” é porque existem pessoas que continuam procurando e cultuando esses heróis. Contudo, não sou contrário a existência de referenciais que nos motivem a sermos pessoas mais completas e melhores, eu mesmo me inspiro em muitos deles. Porém, muitas vezes, vejo que muitos destes referenciais são pessoas anônimas e de baixa visibilidade, entretanto com uma capacidade enorme de influenciarem transformações individuais, coletivas e organizacionais de grande magnitude e profundidade.

Ao longo de minha carreira, várias vezes fui “tocado” por esse tipo de pessoa. Em alguns casos, mesmo sem que elas próprias  imaginassem o poder de suas ações, palavras e exemplos em minhas ações e vida.

Muitas pessoas, mesmo no anonimato, continuam construindo pontes e realizando grandes transformações por onde passam e atuam. São verdadeiros e incansáveis “heróis sem grife”. São agentes de transformação que potencializam mudanças radicais em indivíduos, grupos, organizações, povos e nações.

Tenho absoluta certeza que apenas lendo estas primeiras linhas você já relembrou e identificou pessoas que fizeram toda a diferença em seu crescimento  pessoal e/ou profissional, bem como, o apoiaram frente aos ambientes e desafios com os quais você já se deparou. Elas possibilitaram que dificuldades fossem superadas, que resultados fossem atingidos, que o coletivo fosse beneficiado e que pessoas melhores nos tornássemos.

Não quero dedicar muito esforço em falar sobre o oposto, pois pouco valor agregaria ao seu crescimento pessoal e profissional. Contudo, não posso deixar de mencionar que “falsos” agentes de transformação, existem. Eles, via de regra, são reconhecidos mais por sua excelente oratória e resultados entregues do que pelas marcas que deixam após a sua passagem. Deixam como rastro um sentimento coletivo e individual de imenso vazio, frustração e descontentamento nas pessoas que por elas são tocadas.

Importante destacar que todo e qualquer processo de mudança e transformação gera desconforto e descontentamentos, pois confrontam as verdades absolutas existentes e as zonas de conforto de cada um. Porém, não podem servir de justificativa, visto que reais agentes de transformação sempre deixam um legado no médio e longo prazo tanto a nível individual quanto coletivo. Fazendo uma analogia, é como muitas das coisas que ouvíamos em nossa infância e adolescência de nossos pais, parentes e amigos e que só fizeram sentido anos mais tarde.

Os verdadeiros agentes de transformação sempre serão reconhecidos, pois acima de tudo confiamos na sua real e honesta intenção para conosco e para com o todo!

É muito difícil falar das características dessas pessoas, pois  estas reúnem uma imensidade de qualidades e atributos. Qualquer exercício no sentido de listá-las corre o risco de ser incompleto. Baseado em minha experiência e observações, atrevo-me a descrever apenas algumas delas e deixo que cada um possa complementar essa lista.

Primeiramente, são verdadeiros seres humanos!! Como assim? Todos somos seres humanos, mas uma característica que ao longo da história da humanidade diferencia-nos uns dos outros é a nossa capacidade de colocarmos um propósito maior e/ou coletivo a frente de nossos anseios e desejos individuais. Os agentes de transformação são pessoas que realmente se entregam de corpo e alma a um propósito ou causa e trabalham no nível individual apenas como forma de contribuir a um objetivo maior e coletivo.

Agentes de transformação possuem uma visão diferenciada das situações e ambientes onde estão inseridos, conseguem observar uma problemática de diferentes perspectivas e estão constantemente  verificando se possuem o correto entendimento do ambiente.

Essa característica os coloca em uma situação privilegiada, pois identificam com facilidade os caminhos que precisam e podem ser trabalhados para que uma transformação ocorra.

Outro aspecto importante é que eles, apesar de conseguirem visualizar e  anteciparem-se a situações futuras em função dessa visão, não a utilizam em benefício próprio e somente em prol de um propósito maior. Aqui ocorre uma bifurcação entre quem são ou não, os verdadeiros agentes de transformação. Ambos irão gerar mudanças, porém a sustentabilidade das mesmas dependerá de quão alinhadas ou não elas estão em relação ao benefício do todo e/ou coletivo. Isso tornará todas as suas ações legítimas, mesmo que, eventualmente, elas não sejam as melhores ou, até mesmo, estejam equivocadas. Aqui é a mesma situação  descrita anteriormente sobre a capacidade que todos temos de diferenciar uma ação honesta e sincera de outras que não o são.

Obviamente, os aspectos anteriores citados geram uma forte condição de influência para a transformação de qualquer status quo. O uso dessas competências e qualidades  ao longo da jornada desses agentes de transformação cria uma trajetória diferenciada e os credencia ainda mais perante as pessoas que são inspiradas por elas. Soma-se a isso a humildade, característica que, via de regra, os acompanha e acaba por criar um ambiente propício para que outras pessoas envolvidas no processo também possam apontar novos caminhos e oportunidades que minimizem os riscos.

Uma característica que distingue os agentes de transformação é a sua coragem de confrontar todo e qualquer tipo de situação, sem temer os prejuízos que essas situações possam trazer a si próprios, até porque, muitas vezes, esses riscos nem são dimensionados por eles!

Quando identificam que existe um propósito legítimo ou que um bem maior pode ser alcançado, os mesmos não temem nenhuma situação. Ainda que, aos olhos de muitos, possa parecer um caminho sem volta! Mesmo podendo ser atacados em sua reputação ou em suas reais intenções, estes indivíduos se mantém fiéis a seus princípios e valores. Com isso, ao longo de sua caminhada aproximam-se de outras pessoas que compartilham desses propósitos e valores, formando parcerias em prol do bem comum.

Tenho certeza que muitas pessoas foram lembradas por você ao longo da leitura desse artigo. Se vieram a sua mente é porque realmente você foi tocado por elas em alguma transformação significativa em sua vida, organização, comunidade ou ambientes nos quais você esteve inserido. Eles, de alguma forma, estiveram presentes e influenciaram o seu crescimento e a tomada de decisões que o fizeram se sentir melhor como pessoa e como parte de um propósito maior.

A gratidão é apenas um pequeno gesto que serve de combustível para que esses “heróis sem grife” continuem sua jornada!

Pense nisso e não deixe de compartilhar esse artigo e/ou uma mensagem de agradecimento com essas pessoas tão especiais!

Eu, particularmente, dedico esse artigo a todos os agentes de transformação que, mesmo no anonimato, continuam  sua luta por algo melhor. Especialmente, em homenagem a minha esposa, Raquel Ely, que além de me inspirar a escrever esse artigo, realiza um trabalho transformador junto a famílias e pessoas que convivem com  TEA -Transtorno do Espectro Autista.

OBS: Se você acaba de receber esse artigo de alguém, eu não preciso explicar mais nada! PARABÉNS!

 

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: